sábado, 14 de julho de 2012

Você vai querer um físico no seu funeral!

Aqui vai uma tradução livre do excelente texto You want a physicist to speak at your funeral do jornalista estadunidense Aaron Freeman

"Você vai querer um físico no seu funeral. Você vai querer que ele explique aos seus familiares em luto sobre a lei da Conservação da energia, e então eles vão entender que sua energia não acabou quando você morreu. Você vai querer que o físico lembre a sua mãe soluçante sobre a primeira lei da termodinâmica; explicando que nenhuma energia é criada no universo, e nenhuma é destruída. Você vai querer que a sua mãe saiba que toda energia, cada vibração, cada Btu de calor, cada onda de cada partícula que constituía seu amado filho permanece com ela no mundo. Você vai querer que o físico lembre a seu triste pai que em meio a energia de todo o cosmos, você ainda existe.



Em um certo momento, você esperará que o físico desça do púlpito e caminhe em direção a seu cônjuge de coração partido, explicando a ele que todos os fótons que um dia saltaram do seu rosto, todas as partículas cujas trajetórias foram interrompidas pelo seu sorriso, ou pelo toque dos seus cabelos, centenas de trilhões de partículas que corriam por aí como crianças, tiveram seus caminhos modificados para sempre por sua causa. E quando o seu amor se atirar nos braços dos familiares procurando por conforto, que o físico explique que todos os fótons projetados de você foram reunidos no detector de partículas que são os olhos dele, e que esses fótons, criados dentro da constelação de neurônios eletromagneticamente carregados dele, existirão para sempre.

E o físico lembrará a todos que muito da nossa energia é perdida na forma de calor. (Enquanto ele explica isso, muitas pessoas estarão se abanando devido ao calor!) Então ele vai explicar que o calor que fluía através de você enquanto você vivia, ainda está aqui e é parte do todo que nós somos.

E você vai querer que o físico explique àqueles que te amaram que eles não precisam ter fé. Na verdade, eles não devem ter fé. Ele vai explicar que os cientistas conseguem medir e quantificar, e que eles já concluíram o quanto a lei da Conservação da energia é acurada, verificável e consistente através do tempo e espaço. Então a sua família procurará pelas evidências e ficará satisfeita ao descobrir que a ciência é sólida e que eles podem, portanto, sentir um conforto ao lembrar que a sua energia ainda está por aqui.

De acordo com a lei da Conversação da energia, nem um pouquinho se quer de você vai embora com a morte; você apenas passa a existir de uma forma menos organizada.

Amém."

O texto em inglês você pode encontrar aqui.

5 comentários :

  1. Olá Marcela,

    Tudo bem?

    Visitei seu blog e adorei as postagens e o conteúdo. Difícil achar um blog bacana de ciência tão legal quanto o seu. Parabéns.

    Gostaria de oferecer uma parceria para o seu site. Caso tenha interesse, por favor, envie um e-mail para brunsfs@xpg.com.br

    ResponderExcluir
  2. Se toda cientista fosse tão bela como você é...ai ai ai...

    ResponderExcluir
  3. gostei muito da tradução. obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir